terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A SOCIEDADE E AS NOVAS TECNOLOGIAS

As novas tecnologias de informação e comunicação, vieram facilitar-nos a vida de muitas formas. Podemos comparar com a época em que nada disto existia, hoje é tudo muito mais fácil e não saberíamos viver de outra forma. Há alguns anos atrás, éramos obrigados a deslocar-nos às finanças e enfrentar filas sem fim para fazer a entrega anual do IRS. Hoje em dia não conseguimos imaginar ter de passar por situações semelhantes, já que, confortavelmente na nossa casa, fazemos o processo todo pela internet. É tudo muito mais prático e mais rápido.

Por outro lado, longe vai o tempo em que coleccionávamos livros e mais livros de receitas. Chegou uma altura em que o espaço já era muito reduzido para tanto livro. O pior era procurar, procurar e não encontrar o que queríamos. Também havia o problema de termos de começar essa pesquisa com alguns dias de antecedência, pois era preciso passar folha a folha, livros sem fim. Agora tudo é diferente. Quando sentimos necessidade de procurar uma receita, pesquisamos na internet e encontramos variadíssimas receitas do mesmo prato. Depois é só escolher aquele que nos interessa mais e está o assunto resolvido. Isto numa questão de minutos.

A internet é por isso considerada o meio de informação e comunicação por excelência. Através dela podemos conversar e ver os amigos distantes, fazer as transferências bancárias e gerir contas, ouvir estilos de música que normalmente não passam na rádio portuguesa, comprar e/ou vender qualquer artigo para qualquer fim. São tantas as possibilidades disponíveis que nos fazem sentir ridiculamente pequenos.

O telemóvel veio também simplificar a nossa vida. As consultas no Hospital que por vezes eram esquecidas, hoje não acontece porque somos avisados por SMS. Ora isto, que há alguns anos atrás era impensável, é um serviço que agora está implementado.

No mundo do trabalho foi onde primeiro se sentiu a acção das novas tecnologias, nomeadamente com a introdução dos computadores.

Já passamos por vários empregos e as novas tecnologias de informação e comunicação foram fundamentais em determinadas funções.

Eis alguns testemunhos:
Para um dos Oporturistas a experiência mais óbvia foi quando trabalhou na caixa de um supermercado. Nesta função, obviamente, utilizava o multibanco diariamente, já que muitos clientes optavam por esse modo de pagamento. Também o método de fazer o registo e facturação das compras já dependia das registadoras tradicionais, era utilizado um computador com impressora e um programa adequado para este efeito. O programa utilizado na empresa também dava acesso a stocks para poder informar o cliente se o produto que procurava existia ou não em armazém.

Noutra situação, na Yazaki, dada a presença de máquinas muito sofisticadas, utilizava-se o computador em inúmeras tarefas. Por exemplo: para cortar o fio; os dados já estavam inseridos e bastava verificar o que lá dizia (o comprimento, quantidade, cor, e espécie de fio) depois só era preciso dar ordem para a máquina começar a trabalhar. Havia uma grande ligação entre a preparação do trabalho e a produção, tudo através da rede informática.
As novas tecnologias eram parte integrante desta empresa, pois a informação vinha da fábrica mãe (Japão) para depois ser trabalhada pelos colaboradores do desenho, de modo a facilitar o trabalho na parte da produção.

Quando houve o processo de despedimento na empresa, os trabalhadores que estavam envolvidos só tiveram que levar os documentos e tudo foi tratado através do sistema de rede organizado pela Yazaki, em colaboração com a Segurança Social e o Centro de Emprego.
No dia em que se deu o despedimento, já tudo estava tratado.
Mais tarde, quando nos chamaram para frequentar o Curso de Recepcionista de Hotel, era preciso o histórico dos descontos. Foi através da Segurança Social Directa que se pediu o histórico que foi enviado dias depois através de correio electrónico.

Estes são alguns dos aspectos positivos das novas tecnologias. Mas também há, como em tudo na vida, o reverso da moeda; como é o caso do testemunho de outro Oporturista:

“Ontem vi uma reportagem na televisão, sobre uma família que estava a jantar, e entre eles não havia diálogo.
Um dos filhos estava a pesquisar no computador portátil, o outro estava a mandar mensagens pelo telemóvel, o pai estava a ver a bola na TV. Cabo, e a mãe a discutir porque ninguém lhe dava atenção. Quando ela começou a comunicar com eles através das novas tecnologias todos respondiam.
Acho que as novas tecnologias são uma inovação muito boa, mas não nos podemos esquecer das relações humanas.”

As festas de Natal e Ano Novo são preparadas em família e são sempre fotografadas e filmadas. Conversamos sobre vários temas, os miúdos jogam na Playstation, os mais idosos gostam de repousar no sofá vendo alguns programas de TV Cabo alusivos às festas.

Assim se inicia um novo ano, num país onde cada vez somos mais activos utilizando as várias tecnologias postas à nossa disposição, mesmo para quem não está receptivo à evolução e à aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário